Blog

Dicas e últimas notícias sobre Marketing Digital!

O consumidor mudou

Gostou? Compartilhe!

“Táxi!” e a mão estendida pedindo pro taxista atendê-lo.
Pois é, o simples ato de solicitar um táxi já não é feito como você estava acostumado há vários anos. Pelo celular, é possível solicitar e acompanhar o trajeto do táxi até a sua casa! A maneira do consumidor relacionar-se com as empresas está mudando rapidamente.  A grande quantidade de novos hábitos do consumidor exige uma reação ágil e assertiva das empresas na busca de entender todas essas mudanças de comportamento. E aí? Seu negócio já começou a perceber essas mudanças? Elas afetam ou não as relações comerciais da sua empresa? 

A cada dia, estamos convivendo com novas possibilidades de consumo que nos possibilitam novos e ágeis caminhos para se relacionar com empresas. No entanto, esses novos mecanismos, como os aplicativos que encontramos nos smartphones, nem sempre são os caminhos utilizados por empresas tradicionais e que, ao longo de décadas, estiveram consolidadas com metodologias conservadoras de se relacionar com o seu cliente.

Então como posso perceber essas mudanças?

Para entender um pouco mais sobre essas mudanças, vamos listar alguns desses novos hábitos que estamos adquirindo gradualmente:

– A forma como assistimos TV e escutamos música está passando mudanças drásticas. Os serviços de streaming de vídeo, como o Netflix, e de música, como o Spotify, têm conquistado a adesão de milhares de novos consumidores pelo mundo todos os dias.

– Você não precisa mais pegar filas em bancos para realizar com segurança seus pagamentos mensais. Usando o seu computador ou um aplicativo no celular, é possível efetuar diversas operações bancárias de rotina.

– Você pode adquirir ingressos para quase todos os tipos de evento: cinema, teatro, jogos de futebol e até mesmo shows em qualquer lugar do mundo.

– Você pode escolher o bar que deseja ir com os amigos de acordo com uma promoção em um aplicativo que você ache interessante.

– Com um aplicativo, você pode ter acesso a diversos restaurantes e fazer seu pedido de delivery com muita praticidade.

– As compras online têm crescido vertiginosamente no Brasil. De livros a móveis e produtos eletrônicos, você pode comprar sem sair de casa. Os sites de venda online têm oferecido cada vez mais garantias e meios para que a compra ocorra de acordo com a expectativa do cliente.

– Hoje em dia, as redes sociais não são apenas para jovens. É comum para nossa geração (dos 20 e tanto aos 30 e poucos) termos nossos pais, mães, tios, tias, avôs e avós utilizando Facebook, Instagram e até, o novo queridinho, Snapchat. Sim, meu avô está nas redes sociais!

E essas mudanças param por aí?

Não! Certamente ainda estamos nos primeiros momentos de uma gama gigantesca de novas perspectivas e inovações comerciais em vários segmentos da economia. Ainda virão mudanças significativas que irão afetar nosso cotidiano em diversos níveis. Como consumidores, fazer parte dessa era de mudanças será ótimo! Para as empresas, será preciso atenção para que as novas possibilidades e ferramentas de contato com o cliente não afetem o negócio. Será fundamental fazer parte dessas mudanças e buscar sempre inovações que possam colocar a empresa em uma ótima posição estratégica no mercado.

 

Klaus Catunda

Sócio-diretor de Marketing da Taberna Consultoria Digital

Administrador, empresário e gestor de projetos.

 

Other Posts

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Soluções

Portfólio

Contato

Blog

Currículo - Klaus

 

×
Currículo - Douglas

 

×
Currículo - Paulo

 

×

×