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As desvantagens da panfletagem na era do Marketing Digital

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A forma de anunciar mudou. Atualmente, as mídias digitais são mais acessíveis que a maior parte dos outros meios de anúncios. O principal motivo se divide entre o alcance e a modernidade dos meios de comunicação e a vantagem de ter a opção de segmentar o público a ser atingido. Mas isso, você já deve estar cansado de saber. Porém, ainda existe um número impressionante de empresas que trabalham com a panfletagem, mesmo não gerando resultados.

Há quem diga que o panfleto atinge mais pessoas, que é uma forma tradicional e simples de se fazer divulgação, que seu custo é mais barato etc. Existem todos os tipos de argumentos possíveis para defender a arcaica propaganda em mídia física. E em situações específicas, eles podem ter utilidade dentro de uma estratégia de anúncios. Ao mesmo tempo, existem dados que comprovam também a derrocada dos panfletos na era das mídias. Usarei como exemplo o caso da Sport Check, que você pode conferir integralmente aqui.

O caso Sport Check

Nos últimos anos, a companhia, após 92 anos de trabalho no segmento esportivo, resolveu trocar o seu investimento em panfletagem pelas redes sociais. Durante um ano e meio, a equipe de consultores da empresa testou diversas plataformas online de divulgação. Eles também suspenderam durante duas semanas a panfletagem. Após a implantação deste método, a Sport Check teve um rendimento de 12% a mais em vendas nas lojas físicas. Todos os produtos anunciados online tiveram um aumento de 23%. Ficou claro!

Isso foi implantando porque a companhia descobriu, após uma pesquisa de mercado, que apenas 17% da clientela liam os panfletos. Com o tempo, a Sport Check percebeu que, através da publicidade online, eles poderiam mensurar os resultados em tempo real. Analisar quem estava clicando, curtindo, compartilhando. E isso é vital em diferenciar o alcance obtido entre o marketing digital e a panfletagem: os resultados exibidos ao vivo.

Ao montar uma campanha publicitária ou ações de marketing digital, antes de qualquer coisa, é necessário estudar o seu público-alvo. Quando se trabalha com panfletagem, esse estudo acaba não interferindo tanto na produção do material, e tem muito menos efeito na sua distribuição. Com a quantidade de folhetos distribuídos diariamente nas ruas e esquinas, o consumidor acaba nem lendo o material antes de descartá-lo. Isso é fato.

Problemas da Panfletagem

A panfletagem também traz outros problemas, além do baixo alcance para as companhias que contratam esse tipo de serviço. Tais quais:

– Baixo retorno para a empresa.

– Sustentabilidade: lixo nas ruas, entupimento de bueiros, quantidades de dióxido de carbono (CO2) que é emitida durante a produção do material, poluição visual etc.

– Assédio e abordagem de pessoas nas ruas, que pode gerar incômodo no público.

– Imagem da empresa ligada na rua àqueles que estão panfletando, que muitas vezes são profissionais que o empresário nem ao menos sabe quem são.

– Tempo de planejamento até distribuição final muito maior.

– Maior investimento financeiro em comparação ao marketing digital.

É notável perceber com a leitura desse texto o quão insatisfatório tornou-se trabalhar com folhetos publicitários atualmente na maior parte das situações. Além do baixíssimo alcance, outros fatores também contam contra a veiculação do material. Daqui a um tempo, esperamos que milhões de árvores não tenham de ser usadas para esse tipo de propaganda arcaica e de poucos resultados. E vocês, o que acham do uso desses folhetos?

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