Você se sentiria à vontade ao navegar em um site nomeado como “Não Seguro” pelo Google? A segurança e a privacidade no digital é algo que sempre deixou os usuários em alerta. Pensando nisso, partir do mês de agosto, o Google passará a classificar sites que não possuem a certificação SSL como “não seguros”.
Segundo o portal E-commerce Brasil, o Google tomou essa decisão para garantir que os usuários realizem uma navegação segura e confiável, através de uma rotulação clara e precisa.
Mas o que é a certificação SSL, afinal?
O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que protege as navegações dos usuários, através do HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro). Antes, pensava-se que os certificados eram voltados apenas para lojas virtuais ou que realizavam transferência ou troca de informações sigilosas.
O certificado SSL utiliza um sistema de criptografia que mascara os dados, além de impedir que terceiros não autorizados tenham acesso às informações.
Com essa nova atualização do Google Chrome, o site que não utiliza o protocolo de segurança do HTTPS receberá o aviso que não é seguro ao ser acessado. É muito difícil que um usuário web prossiga com a navegação em um site que não é classificado como seguro, o que gerará problemas no tráfego e no próprio acesso.
Certificação SSL ajuda no rankeamento nas páginas de busca do Google
O posicionamento nas páginas de buscas do Google dá prioridade aos sites que possuem certificação SSL. Logo, essa atualização implicará em alterações no rankeamento das buscas.
O aviso de segurança do Google se localizará na barra de endereço, ao lado do link do site.
Como evitar o aviso de “Não Seguro” no seu site
A melhor opção para não ter o site prejudicado é realizar a instalação do Certificado SSL, que é feita diretamente com o fornecedor de hospedagem do seu site.
A atualização do Google está sendo implementada desde 24 de julho, mas é a partir de agosto que entrará em vigor oficialmente.