O Instagram anunciou nesta quarta-feira, 20/06, seu novo lançamento: o IGTV, aplicativo que permite o upload de vídeos de até 1 hora de duração em formato vertical. O anúncio foi feito pelo CEO do Instagram, Kevin Systrom, através do perfil do app em sua rede social.
Além do aplicativo próprio do IGTV, a funcionalidade também está integrada ao Instagram, podendo ser acessada através do app, se o smartphone estiver com o IGTV instalado.
Como funciona o IGTV?
Segundo o anúncio de Kevin, o IGTV é diferente de muitas formas. O aplicativo foi pensado para a forma como os usuários utilizam os smartphones. Por isso, os vídeos do IGTV são full screen, abrangendo toda a tela, e em formato vertical – o que já faz o app se diferenciar da, então, principal plataforma de vídeos, o YouTube.
O Instagram permite que seus usuários publiquem vídeos de até 1 minuto em seu feed. Esse cenário tende a mudar com o IGTV app, que passa a trabalhar com vídeos mais longos e abre espaço para conteúdos audiovisuais de diferentes segmentos.
Os usuários do Instagram já são usuários do IGTV
Como são aplicativos integrados, os canais do IGTV podem ser os próprios perfis do Instagram. O mesmo vale para os seguidores do canal, que, por consequência, são os mesmos do perfil.
A integração facilita para que os usuários já iniciem a navegação no app acompanhando os conteúdos e perfis baseados nos seus interesses. E, assim como o Instagram, os vídeos do IGTV podem ser curtidos e comentados e enviados por direct.
O IGTV já está disponível para download em smartphones com sistemas operacionais iOS e Android.
O YouTube em alerta
O IGTV surge como concorrência direta do YouTube, principalmente por já contar com a participação dos próprios usuários do Instagram, que já passam de 1 bilhão desde 2010, ano de lançamento do app.
As funcionalidades do IGTV batem de frente com algumas “falhas” do YouTube, que não suporta o upload de vídeos em vertical, por exemplo. Agora, ambas as plataformas vão disputar pela preferência e atenção dos usuários.