Novo recurso do Instagram permite fazer compras dentro do aplicativo
Grande novidade para lojas com e-commerce que estão no Instagram: agora o aplicativo possibilita a compra a partir do feed! O novo recurso chamado Instagram Shopping (ou Shopping no Instagram) foi lançado na última terça-feira (20) e está disponível em apenas sete países, incluindo o Brasil – que possui mais de 50 milhões de contas ativas no aplicativo.
Como funciona o Instagram Shopping
Em 2016, o Instagram liberou a opção de perfis para empresas. Esses perfis podem acompanhar informações como cliques, alcance e impressões, além de algumas facilidades de contato que apenas perfis comerciais possuem.
Perfis comerciais de lojas há tempos utilizam o Instagram para divulgação de seus produtos. Geralmente, detalhes como preço são informados via mensagem direta ou nos comentários. Lojas que possuem e-commerce só poderiam levar o usuário para o site através do link na bio do perfil, o que demandaria um engajamento muito maior.
Em vista da necessidade de integrar o aplicativo às lojas virtuais, o Instagram Shopping vai dar acesso a todas as informações disponibilizadas pelo vendedor. Com apenas um clique, o usuário é redirecionado até a página do produto no e-commerce da loja, o que facilita o processo de compra. Nas fotos do feed, o vendedor poderá marcar até 5 produtos por imagem ou 20 produtos em um carrossel (álbum).
O que fazer para começar a utilizar o Instagram Shopping
Antes de começar a utilizar o Instagram Shopping, a conta precisa estar aprovada para o recurso. Para conseguir a aprovação, é preciso atender requisitos, como:
- a loja deve vender produtos físicos;
- o perfil deve ser comercial;
- o perfil comercial deve estar associado a um catálogo do Facebook, criado através do Gerenciador de Negócios.
Após se certificar destes itens, basta ir nas configurações e habilitar o recurso, vinculando o perfil à loja e-commerce. Depois, é só marcar os produtos nas fotos. Lembre-se de que o aplicativo do Instagram deve estar atualizado em sua versão mais recente.
Até o momento, o Instagram Shopping não permite que as publicações com marcação de produto sejam promovidas como posts patrocinados, estando disponível apenas como publicações orgânicas. Mas com essa nova modalidade de compra, o Instagram tem chances de modificar todo o mercado digital, cabe aos profissionais encontrar as melhores estratégias para se adaptar às mudanças.