As pessoas adoram ver duelos estilo “Davi e Golias” onde o menor acaba se sobressaindo sobre o maior. Quem não vibrou, por exemplo, quando na Copa do Mundo a pequena Costa Rica fez grande campanha e passou por cima de seleções como Itália, Uruguai e Inglaterra? “Los Ticos” representavam a esperança de o pequeno poder sonhar alto e surpreender o mundo chegando onde ninguém imaginava.
No mundo dos negócios, o micro empreendedor tem o constante desafio de batalhar com os maiores e sobreviver a forte concorrência. Como um pequeno empreendedor pode surpreender o mercado e competir de igual para igual com aqueles que já o dominam?
A grande verdade é que nós nunca poderemos competir eles. Não tem como concorrer de igual para igual, por exemplo, com grandes orçamentos em marketing das grandes empresas atuantes em seu mercado. Teoricamente a luta estaria perdida antes de começar…Mas na prática não é bem assim. Existem grandes vantagens de ser um “pequeno” e devemos saber utilizá-las ao nosso favor:
Largue na Frente
O orçamento de nosso vizinho pode ser 10 vezes maior, mas já podemos começar na frente. Suas decisões não dependem de grandes reuniões, protocolos e aprovações da diretoria. Você pode reagir rapidamente ao mercado e se adaptar a cada situação com agilidade.
Interação com seu Cliente
Diferentemente de nossos grandes concorrentes, nós temos a possibilidade do relacionamento direto com seu cliente. Você interage com ele enquanto este tem a experiência de experimentar seu produto ou serviço. Aproveite esta oportunidade para entender a necessidade de seu cliente e estreitar laços com sua marca.
Foco no público-alvo
Nossas empresas não precisam estar difundidas em todos os locais para todas as pessoas. Não desperdice dinheiro investindo em diferentes mídias (rádio, TV, outdoors, panfletos). Você sabe onde está seu cliente. Escolha a ferramenta correta. As redes sociais poderão ser sua melhor aliada para que você tenha o melhor custo-benefício na divulgação de sua marca.