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Incertezas ou Fortaleza?

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Diante de um cenário de incertezas, como as empresas vão fazer buscar alternativas efetivas de superar eventuais dificuldades econômicas?

A economia mundial iniciou um processo lento de retomada do crescimento econômico no ano de 2014. Algumas das principais economias mundiais já começaram a reagir e voltaram a melhorar seus índices. No entanto, essa retomada deve ocorrer de maneira lenta e gradual, pois alguns países europeus ainda estão enfrentando uma grave crise financeira e a situação demandará o apoio de países como Alemanha e França. Apesar da distância, países como a Grécia e Espanha, viveram anos dourados na economia graças à criação do Euro, que elevou o patamar da moeda do país e permitiu uma sustentação econômica tranquila sem maiores investimentos em infraestrutura e modernização do país durante muitos anos apenas com a venda e especulação de títulos públicos.  Essa “ilusão de estabilidade” afetou países como Brasil, Índia e China, que são grandes exportadores da Europa e sentiram a redução da demanda por seus produtos.

Como esse cenário pode afetar as microempresas?

O reflexo na cadeia de consumo e procura pelas micro e e pequenas empresas ocorre quando as empresas brasileiras que possuíam um maior espaço para exportações, passam a enxergar, diante dessa retração da economia mundial, o consumidor interno como oportunidade de reduzir os prejuízos. Além disso, com a maior oferta no mercado, aumentam também as importações de produtos. É possível comprar até “capinha de celular” em outro país utilizando a internet. Isso a afeta diretamente a rede de consumo de pequenos empreendedores, os levando, muitas vezes, a terem que fechar suas portas bem antes do previsto ou imaginado.

Como as micro e pequenas empresas podem sobreviver a esse cenário dos próximos anos?

Ao longo dos últimos anos, especialistas têm dito com maior frequência a palavra: Inovação. Mas, isoladamente, pode indicar a necessidade de mudança ao empresário sem o fundamento necessário e estratégico para que essa onda de ideias seja eficaz a sobrevivência da empresa. Mais do que inovação, vai ser preciso estar antenado as novas tendências de encontrar clientes, despertar interesses, gerar conhecimento e ensinar novos caminhos. A maneira de pensar e exigir do cliente vem mudando rapidamente com o advento de novos meios de comunicação. Chegou a hora de pensar no cliente global, o seu negócio pode ir além das fronteiras e barreiras que outrora já foram impossíveis de se atingir. Uma estratégia moderna e bem desenvolvida de comunicação da empresa com seus clientes passou a ser uma peça fundamental dentro das organizações.

Escute o seu o cliente, ouça as suas necessidades e os leve aonde jamais eles pensaram ir!

 

Klaus Catunda

Sócio-diretor de Marketing da Taberna Consultoria Digital

Administrador, empresário e gestor de projetos.

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