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Os Novos Desafios do Empreender

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Não se pode esperar para que as mudanças cheguem até sua empresa, criar uma nova perspectiva estratégica pode salvar o seu negócio.

A velocidade das mudanças do cenário econômico mundial aumenta a cada dia. Essas oscilações que têm ocorrido com uma frequência assustadora, afetam por incrível que pareça, o seu negócio. Ocorrem abalos na economia do país e muda a realidade do mercado local. Nos últimos meses, tem ocorrido uma migração dos investidores do Brasil, para os países mais desenvolvidos. Com a elevação dos juros da economia nos países desenvolvidos como EUA, torna-se mais interessante do ponto de vista do investidor, apostar em uma economia mais sólida e robusta, do que em países que passam por um processo de desenvolvimento econômico, ou seja, está ocorrendo uma perda cambial significativa nas reservas do Brasil.

Como isso afeta o meu negócio?

Os investidores deixaram de comprar títulos e ações em moeda brasileira, ou seja, a consequência dessas perdas cambiais está gerando o aumento da taxa de juros da economia interna.

Todo esse papo complexo resume-se em uma palavra: Inflação. Essa palavra temida por muitos brasileiros é a principal consequência para o consumidor final. Os preços dos produtos e serviços começam a subir, em decorrência desse desequilíbrio financeiro e as pessoas reduzem suas compras, afetando todo o mercado. A sobrevivência nesse mercado que vai se tornar mais competitivo a cada dia, dependerá da mudança de comportamento dos empreendedores. Não se pode reagir a esse novo cenário, baseando as decisões estratégicas da empresa em uma visão comportamental ultrapassada.

Mas então: O que devo mudar?

Os empresários tomam decisões erradas porque se agarram às velhas metodologias de sempre, com base nas mesmas fontes de informação de anos atrás, aos mesmos processos que  sempre usaram para chegar a uma conclusão. A experiência e as referências dos líderes sempre terão o seu valor, mas para se resolver os desafios de hoje, será preciso analisar o cenário sob novas perspectivas estratégicas. Constantemente seus clientes estão passando informações e é preciso ficar atento, tais como:

  • A Frequência da Compra: com qual frequência o cliente procura sua empresa? Esta informação pode indicar o fluxo e o intervalo de tempo com que novas soluções, coleções, produtos ou serviços devem estar disponíveis para o cliente.
  • A Variação de produtos ou serviços oferecidos: Você sabe precisar quantas possibilidades de venda são perdidas quando o cliente não encontra o que esperava? Não encontrando o que procura, vai sendo construída a mensagem de que a sua empresa não tem o produto que o cliente necessita. A consequência? Você acabou de perder um cliente.
  • Papéis desempenhados pelo cliente: O processo de compra realizado pelo cliente possui etapas. O comprador nem sempre é o consumidor do produto. Ele pode estar realizando apenas a ação de compra, ou seja, se torna um meio. O Consumidor do produto ou serviço é que está influenciando diretamente a compra. Conheça-o. Procure meios de atingir positivamente toda a cadeia decisória de compra.

Em tempos de mudança a preocupação em estar próximo do seu cliente e identificar os motivos que o levaram a entrar na loja e escolher o seu produto, ou porque fez um contato com a sua empresa e não comprou é muito importante. Possivelmente você começará a desvendar se os produtos e/ou serviços oferecidos estão adequados  as necessidade que de fato irão atender ou, até mesmo, superar as expectativas dos seus clientes.

 

Klaus Catunda

Sócio-diretor de Marketing da Taberna Consultoria Digital

Administrador, empresário e gestor de projetos.

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