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Instagram Stories Marketing Digital

Instagram Stories como estratégia de Marketing Digital

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Em agosto de 2016, o Instagram lançou uma nova função que foi a última pequena revolução nas mídias sociais: o Stories. A criação de um novo feed com histórias curtas e disponíveis apenas durante 24 horas no Instagram provocou uma debandada de usuários do Snapchat no Brasil e trouxe mais uma ferramenta massiva para estratégias de Marketing Digital.

O Instagram Stories está ligado profundamente a alguns conceitos importantes no Marketing Digital, especialmente nas redes sociais: proximidade da marca com seu público, criação de narrativas e mensuração de audiência.

Mas como fazer?

Uma marca deve se preocupar com a aparência do seu feed regular no Instagram. É importante aproximar o padrão de qualidade que a empresa oferece em seus serviços e produtos com o padrão visual que irá causar impacto junto aos clientes em potencial. É aí que entra a utilização do Stories “quebrando” esse padrão de forma positiva. É estar na mesma rede social, é falar para o mesmo público que já segue sua marca, mas de uma forma mais livre, mais despojada.

Uma estratégia de marketing digital que foca nas redes sociais deve utilizar o feed regular do Instagram e o Stories em conjunto para dizer ao cliente que é sério, mas cool; tenho qualidade, mas sou divertido e atrativo, assim como você. Se feito dessa forma, a tendência é gerar uma sensação maior de inclusão do público junto à rotina do negócio. O resultado? Proximidade com a marca! Um item valioso, que fideliza o cliente e o torna um propagador da marca.

Outra vantagem do Instagram Stories é sua instantaneidade, que permite à marca contar histórias com facilidade, seja de pequenos acontecimentos do dia (a chegada de um novo produto em sua loja, por exemplo) ou dentro de uma narrativa maior, parte de uma estratégia de marketing voltada para storytelling.

Storytelling

O storytelling ganhou força como método de marketing nos últimos anos, principalmente através das ferramentas de marketing digital nas redes sociais. É, como diz a origem do termo em inglês, contar uma história. O objetivo é cativar a audiência, o que exige entender bem seu público-alvo, seus interesses e necessidades. Quando bem executada, uma ação de storytelling promove a marca de forma bem menos invasiva, sem focar em venda direta, e sim com um caráter persuasivo e até mesmo encantador. Com isso em mente, é fácil perceber que o Instagram Stories é uma ferramenta fantástica!

Além de tudo, ele apresenta uma informação precisa e em tempo real da sua audiência. É simples mensurar se sua estratégia está atraindo ou não seu público, se suas histórias estão retendo ou não a atenção de seus seguidores. Quem pensa em marketing digital sabe que, assim como definir a estratégia, mensurar os resultados é fundamental para traçar novas rotas quando necessário.

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